SBT – Dona Beija – resumo da semana de 22 à 27 de junho de 2009


Capítulos da semana da novela Dona Beija, SBT, 22h 

Visite a galeria de fotos completa de ‘Dona Beija’

 

Segunda, 22 de junho
Fortunato fala com Beija sobre o preocupante estado de saúde de Avelino e conta que Vespaziano já não o quer na hospedaria com medo de perder sua clientela. Beija decide hospedá-lo em seu palacete mesmo sabendo que terá problema com João. Augusta vai até a casa dos Mendonça e conta o que aconteceu com o maestro em sua casa. Josefa fica abalada ao saber da gravidade da saúde de Avelino e vai até a igreja rezar por ele. Avelino chega à casa de Beija e confessa que nunca conseguiu amar outra mulher além de Josefa. Ainda furioso com Felizardo, Antônio proíbe os sogros de frequentarem sua casa. João fica sabendo, pelo juiz Costa Pinto, que Avelino está hospedado na casa de Beija e vai até pedir a ela que o expulse do palacete. Diante da recusa dela, os dois discutem e rompem o relacionamento. Decepcionada com a atitude de João, Beija decide que nunca mais se envolverá sentimentalmente com nenhum homem.
O coronel Felizardo convida Valdo para trabalhar em sua fazenda mas ele não aceita a proposta. Antônio visita a filha na casa dos Botelho e fica sabendo que vai ser avô. Recuperada, Beija retoma sua vida de cortesã e volta a receber seus convidados na chácara do Jatobá. O tempo passa e Avelino se recupera satisfatoriamente. Chega o dia do casamento de Joana e Beija não cabe em si de felicidade. Maria fica muito preocupada ao ler a carta de Clariovaldo mas não recebe permissão da madre superiora para visitar a família.

Terça, 23 de junho
Avelino toca na cerimônia de casamento de Joana de Deus. Na saída ele observa Josefa de longe. Genoveva e a filha se encontram ás escondidas. Aninha afirma que Antônio está muito mudado e agora só se preocupa com a família e a fazenda. Longe de Beija, João agora só pensa na carreira política e deixa de lado seus ideais para conseguir se eleger nas próximas eleições com o apoio do coronel Botelho. Antônio e Clariovaldo se encontram na hospedaria e a conversa entre os dois é cordial. O arraial está em polvorosa por causa da passagem do cometa Halley e a maioria dos moradores acredita que o mundo vai acabar quando ele passar. Avelino fala com padre Aranha sobre seu sofrimento de estar tão perto de Josefa e não poder se aproximar dela. João Mendonça dá início a sua campanha política e se prepara para uma viagem pelo interior do estado. Josefa se decepciona ao perceber que o filho abandonou as causas que defendia em nome do poder. 

Quarta, 24 de junho
João viaja com Joaquim Botelho em busca de apoio político dos fazendeiros mais poderosos da região. Antônio comenta com a família que está prestes a fechar um importante negócio com o maior abastecedor de carne de São Paulo. Cecília pede ao filho que faça as pazes com o coronel Felizardo mas ele se nega. Avelino visita Josefa e quando os dois se olham reascende a paixão que viveram no passado, mas Josefa insiste em resistir. João conhece a filha do coronel Lourenço e fica impressionado com ela. Padre Aranha e Dr. Hans tentam acalmar os habitantes do arraial que estão apavorados por causa da passagem do cometa Halley. Alguns se trancam em casa por medo, outros saem às ruas para admirar o espetáculo e, enquanto isso Josefa está em casa à espera de Avelino. No dia seguinte, as pessoas se surpreendem ao ver que o mundo não acabou e, revoltados, expulsam o profeta do arraial. João se hospeda na casa do coronel Lourenço e, antes de partir, pede a mão de sua filha, Dolores, em casamento.

Quinta, 25 de junho
O negro de fugiu do garimpo de Paracatú do Príncipe chega à chácara do jatobá e pede a ajuda de Beija. Ele conta sua história e ela decide abrigar o escravo pensando que poderá ser útil em sua vingança contra Antônio Sampaio.
Dr. Hans conta para Fortunato que passou a noite com Beija e deixa o boticário furioso e enciumado. Beija dá ordens a Severina e Moisés para que ninguém veja o escravo fugitivo. Josefa confidencia ao padre Aranha que sente que ainda pode ser feliz ao lado de Avelino. Beija pergunta ao escravo se ele seria capaz de fazer qualquer coisa por ela. Ramos responde que sim, em troca de uma noite de amor.
João volta de viagem e comunica à mãe que decidiu se casar com a filha do coronel Lourenço. Josefa fala com o filho sobre sua intenção de viver com Avelino e provoca a fúria de João. Mãe e filho discutem. Beija hospeda o escravo Ramos em um dos quartos de seu palacete.

Sexta, 26 de junho
Antônio agora vive bem com a família e só pensa em cuidar de suas fazendas com a ajuda de Pedro Paulo, seu primogênito. Beija, ao contrário, não consegue esquecer o que ele lhe fez e só pensa em se vingar. Fortunato examina Candinha e as meninas, diagnostica que elas estão com sarna e aconselha que elas não recebam nenhum cliente enquanto não estiverem curadas. João Mendonça encontra Avelino na fonte, o agride violentamente e ameaça matá-lo se insistir em se aproximar de sua mãe. O casal Costa Pinto socorre o maestro e Augusta logo desconfia que existe algo entre ele e Josefa. Antônio vai até o povoado e Beija aproveita para mostrá-lo ao escravo que vai executar sua vingança. A agressão contra o maestro provoca um distanciamento ainda maior entre mãe e filho e, como medo que João cumpra suas promessas, Josefa propõe a Avelino que deixem de se ver em público e quando ele estiver curado deixarão o arraial juntos. Os dois decidem esconder a decisão de todos, inclusive Beija e o padre Aranha. Depois Josefa faz o filho acreditar que rompeu definitivamente com Avelino.
Augusta se encarrega de espalhar a notícia da agressão de João contra Avelino e também o boato de que existe algo entre Josefa e o maestro. João fica numa situação constrangedora quando o coronel Botelho pede explicações sobre o comportamento amoral de sua mãe.

Sábado, 27 de junho
Severina diz a Beija que o escravo, Ramos, já é capaz de reconhecer Antônio. 
João, mostrando-se indignado, desmente os boatos sobre sua mãe, mas não convence o coronel. Depois de discutir na hospedaria com Fortunato por causa de Beija, Antônio decide procurar seu melhor amigo, tenta explicar sua atitude e admite para Valdo que ainda ama Beija. Candinha ainda guarda mágoa do delegado por ter prendido ela e as meninas injustamente, por isso, ao ver Belegard entrar em sua casa decide se vingar indo para a cama com ele sem avisar que está com sarna. Beija dá instruções ao escravo de como deve eliminar Antônio e ordena que depois fuja e nunca mais coloque os pés no arraial. O escravo exige passar uma noite com ela antes de executar o “serviço”. Beija convida os amigos para um jantar no palacete e promete uma surpresa no final da noite. Avelino e Josefa se encontram às escondidas na beira do lago. Durante a reunião na casa de Beija, o Coronel Botelho pede a ela um posicionamento político e ela promete apoiá-lo no momento certo. Depois do jantar Beija deixa os convidados por alguns momentos e vai até o quarto cumprir o trato que fez com o escravo.

Os resumos de todas as novelas, de todas as emissoras, são publicados tão logo são disponibilizados pelas respectivas emissoras. Portanto, a publicação depende da regularidade e compromisso das emissoras para com o público

Fonte: www.caetenews.com.br

7 comentários

  1. adoro dona beija espero que deixe a novela ate o final respeitando os telespectadores como eu que assiste pela 2 vez a novela , silvio santos deixe a novela no ar ate o ultimo capitulo, agradecemos

    Curtir

Deixe um comentário